sexta-feira, 18 de maio de 2007

"AZNAR SEM TRAVÕES"



De um amigo de Espanha, recebi um mail, a indicar-me este vídeo para ver a figura que o anterior presidente do Governo Espanhol José Maria Azar, fazia entre amigos “en medio de copas de vino”. O meu amigo designa este ex-governante, de “ estúpido personaje que no hace otra cosa que ensuciar el nombre de nuestro país allá donde va (...)mira (…) y le verás diciendo las tonterias del vino en contra de la Dirección General de Tráfico de España” .

A mesma exibição foi abertura do noticiário da CUATRO, em 4 do Maio ultimo, causando uma enorme polémica. Mas o importante da postagem é ver-se pela peça, a atitude da imprensa espanhola que é acutilante e critica para chamar à razão os telespectadores sobre aqueles que ofendem a dignidade do Estado e das instituições mesmo sendo figuras de primeiríssima linha. A imprensa toma partido, é critica e acutilante sem perder o sentido de bem publico que deve de ter como realidade que ajuda a construir e a formar o espírito de sociedades evoluídas e com poder de autocrítica. Ao contrario a imprensa portuguesa é amorfa, subserviente e bajuladora e não toma partido de nada. Pelo vídeo podemos ver ainda o tipo de pessoas que têm governado o mundo e recordo que este senhor, foi um dos principais promotores de uma guerra desnecessária, com os resultados que todos conhecemos. Veio ainda a Portugal apoiar o PSD numas eleições legislativas... todo um exemplo de dignidade e cidadania.

23 comentários:

Anónimo disse...

Sem palavras, igual a só próprio... Culpado em parte de uma gerra que não tem fim em vista, com milhares de mortos no Iraque.
Corajosa a imprensa espanhola. se fosse em Portugal o apresentador era despedido...

Um Abraço e Bom Fim de Semana

ANTONIO DELGADO disse...

Pois sim Ludovicus, não tenho a menor ideia que seria despedido.Há de facto uma profunda diferença entre a imprensa portuguesa e a Espanhola...infelizmente!

Bom fim de semana também
Antonio

papagueno disse...

Que vergonha! O apresentador tem razão, conversas de bebados nem vale a pena ligar.
Um abraço.

papagueno disse...

Realmente é tão triste que vou postar no meu blog. Posso?

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Papagueno, na minha perspectiva não é apenas um caso de conversas entre bebados o problema é mais grave. Este senhor faz afirmações contra campanhas de segurança nas estradas, dizendo que são contra o vinho. O problema é e como o jornalista afirma, as afirmações de Aznar, tornarem-se em doutrina oficial para milhões de espanhois que seguem o que ele diz. E como também o o jornalista afirma os pais irão ter mais dificuldades para dizer aos filhos quando saem à noite para não beberem. Espanha tem um problema sério de bebida entre as camadas jovens. Uma realidade que os jovens portugueses também já estão a adquirir. Por isso as afirmações, são muito lamentaveis.

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo Papagueno, Claro que pode postar e a democracia agradece que se divulgue o tipo de gente que nos tem governado. Ao que parece este senhor tem bons adeptos também em Portugal no PSD.

Maria Faia disse...

Estou estupefacta. Não há palavras que descrevam tamanha irresponsabilidade e falta de civismo do ex-governante espanhol Aznar...
O jornalista é que deveria ser promovido a governante....
Quanto à guerra do Iraque, a minha opinião é que todos aqueles senhores que se reuniram nos Açores para apoiar essa guerra, incluindo o português que deu o salto para a Comissão Europeia, deveriam ser conduzidos à lua (não digo de que forma para não ser desilegante...) porque neste planeta já promoveram matança mais do que suficiente...

ANTONIO DELGADO disse...

Olá Maria Faia, De facto não há palavras. E em Espanha o jornalismo não perdoa vai ao objectivo e não ao acessório, não tem discursos circulares para mostrar uma realidade. E como podes verificar o jornalista chama na televisão fanfarrão que neste especial caso concreto é o mesmo que dizer bebado irresponsavel e embusteiro. Quanto aos senhores que aludes e o Aznar, de facto devia de ir para a lua, descobrir agua, ou se há outras vidas. E ao Portugues que se calhar ganhou o lugar na CE pelos brilhantes trabalhos em prol da causa da guerra também. Como te deves de recordar das vergonhas que logo no principio nos fez (portugueses) igualmente passar ao querer como concelheiro pessoas xenófobas... será que o mundo só tem tipos deste calbibre para nos governar que são do mais reacionário que há ao cimo da terra...Neocons (republicanos) EUA, PP em Espanha, PSD em Portugal e Partido conservador em Inglaterra?

Jorge P. Guedes disse...

Não posso admirar-me das diferentes atitudes dos media dos dois países. Conheço bem ambos e, portanto, sei que Espanha é um país que "não brinca em serviço" e que os espanhõis t~em muito orgulho em o ser. Portanto, quem dá má imagem é zurzido sem piedade.

Por cá, todos sabemos a quem pertencem jornais e TVs...

Eles cada vez a sério, e nós uma espécie de país com uma espécie de engenheiro à frente dos destinos.

ANTONIO DELGADO disse...

Diz muito bem amigo JPG- o sineiro espécie de engenheiro. Portugal parece que se tornou no país das espécies. Antigamente era das especiarias agora são as espécies (espécies significa especiarias em castelhano)... Espécie de jornalistas, espécie de jornais, espécie de televisões, espécie de políticos, espécie de governo, espécie de ministros, espécie de PR, espécie de partidos, espécie de deputados, espécie de oposição espécie de universidades...tudo isto numa espécie de País. De facto os Espanhóis não brincam em serviço e a imprensa é muito clarinha e muito objectiva e de facto “zurze sem piedade” . Há jornais e canais de televisão para todos os gostos e quadrantes, essa foi uma das grandes revelações quando nos anos 90 do século passado até há pouco tempo vivi naquele país.
Um abraço.

Ps. cada vez mais gosto do seu bonequinho do anagrama.

António Inglês disse...

Quero deixar um bom fim de semana para todos
José Gonçalves

ANTONIO DELGADO disse...

Da minha parte agradeço e retribuo
António

Anónimo disse...

Nao há nada mais que acrescenter ao que foi dito, que "este señor" é uma vergonha para todos os espanhóis e para as pessoas decentes. Aqui está dizendo que bebendo nao se poe em perigo a vida dos outros!Sabemos infelizmente que nao é assim. Em França e em Espanha desde que a lei estabelece que um motorista nao pode dar positivo no teste de alcolémia, evitaram-se muitos acidentes. Em Espanham nas noites de festas importantes, os governos provinciais poem camionetas gratuitas à disposiçao das pessoas para nao levarem os carros e assim poderem beber. Em Madrid, no fim do ano e na ocasiao de festas populares, o metro fica aberto quase toda a noite.
Beijinhos
Ema Pires

ANTONIO DELGADO disse...

Viva Ema,

Pois sim mas Espanha é diferente. E se governos e autonomias não procedessem assim estariam com problemas muito graves. Depois nesse país pensa-se e pensa-se com sentido comum e a prova disso são essas iniciativas governamentais ao dispor das populações. E quando um senhor, como o Aznar da sistematicamente dá provas de imbecil em publico, onde não há desulpa, a imprensa salta-lhe em cima. Mas comparando com Portugal o problema é que aqui não se passa nada pelo contrario. Um professor foi suspenso porque falou de maneira jucosa sobre a licenciatura do 1º. ministro...quanto julgo saber isto nunca se passou no periodo da ditadura de Salazer.

Um abraço
António

Anónimo disse...

Contigo em contradição
pode estar um grande amigo;
duvida mais do que estão
sempre de acordo comigo

ANTONIO DELGADO disse...

CAro Marco Rima e é verdade.
Um abraço.

Anónimo disse...

"Contigo em contradição
pode estar um grande amigo;
duvida mais do que estão
sempre de acordo comigo"

Essa paga direitos de autor...

ANTONIO DELGADO disse...

Eduardo

A SPA não paga assim tanto pelo que não vale a pena apresentar queixa.

Um abraço

António Inglês disse...

Olá Antonio

Uma boa semana de trabalho e de...viagens
Um abraço

José Gonçalves

ANTONIO DELGADO disse...

Obrigado Jose e por acaso este semana vai haver algumas.

Um abraço fraterno
Antonio

António Inglês disse...

Como vê estou atento

Um abraço

José Gonçalves

ANTONIO DELGADO disse...

Pois sim Jose, estou a trabalhar para o que tenho de fazer amanhã...além das viagens do ir e vir, para outra coisa, noutra instituição em Lisboa.
Um abraço.

Lúcia Duarte disse...

continuando com a poesia, vou utilizar esta parte "Contigo em contradição pode estar um grande amigo;", para dizer, ao antónio, o seguinte:
em espanha nem sempre se pensa no sentido comum. prova disso é o separatismo.
também há problemas graves que não se resolvem e que se tentam "mascarar" com iniciativas mais populares e mais mediáticas.
concordo que em Portugal há muito por fazer. a nós cabe o papel de saber eleger os que podem representar-nos na mudança - e aí, o nosso papel tem falhado muito, não acha?
fala de uma guerra desnecessária - já viu alguma necessária? a guerra não serve só para desenvolver e estimular a economia dos mais fortes?
agora uma outra situação - a imprensa não deve servir para tomar partido de nada!
a imprensa deve informar, o mais objectivamente possivel tudo o que lhes chega às mãos e que esteja, efectivamente, investigado.
deve, ainda, ser isenta e imparcial.
o leitor, ou ouvinte é que tem de ficar esclarecido com o que é publicado na imprensa e, com a sua capacidade de interpretação, vivencias e convicções, deve tomar partido.
quanto ao caso do professor - não lhe parece uma história mal contada e que pode ter contornos que não conhecemos?
e, já agora um esclarecimento - de facto, no tempo do Salazar fazia-se isto e muito mais, o que não havia era esta imprensa, que o antónio teima em chamar de amorfa, e não transpirava para a opinião pública.
afinal, sempre temos uma imprensa atenta e divulgadora, não?