quarta-feira, 13 de junho de 2007

MARAVILHA OU DESPERDÍCIO?!...


" (...) De todas as Câmaras contactadas, a de Alcobaça foi a única que reconheceu ter apostado forte na promoção do seu mosteiro.(...) entre 100 a 150 mil euros (...)

A autarquia recorreu aos serviços de uma empresa de consultadoria que definiu os moldes da campanha. (Vitor Frutuoso, presidente da câmara municipal de Marvão, adianta que também foi contactado por uma empresa que pretendia promover o castelo. O preço base era 50 mil euros. O autarca declinou (...)

Em Alcobaça, aquele momtante foi também utilizado para pagar os direitos de imagem de Luis de Matos, que dá a cara pelo mosteiro(...)"


In: Jornal o Público. Segunda Feira, 11 de Junho de 2007


Ao ler esta notícia fiquei, na qualidade de munícipe de Alcobaça, envergonhada.

Afinal, em Alcobaça, há milhares de munícipes sem saneamento básico, estradas camarárias feitas de buracos de alcatrão e terra, esgotos a céu aberto a desaguar para os rios Alcoa e Baça, equipamentos sociais avariados e sem servirem o interesse público (exemplo disso é o elevador do passeio pedonal que antes, ou logo que foi aberto ao público foi avariado e nunca reparado...), escolas a necessitarem de apoios para funcionamento, edifícios públicos (camarários e outros) a violarem a lei por não cumprirem a regulamentação legal das acessibilidades, ignorando deste modo todos os cidadãos que sofrem de incapacidades motoras e visuais e tantas outras carências primárias ...

Apesar de tudo isto, a prioridade da Câmara Municipal de Alcobaça é trazer a Alcobaça um "mágico" para dar a cara pelo nosso Mosteiro?!...

Gastar 150 mil euros dos contribuintes alcobacenses para puro folclore?!...

Será que alguem pensa que o Luis de Matos vai salvar Alcobaça do marasmo em que mergulhou?

Afinal, onde é que mora o respeito pela dignidade e bem - estar dos munícipes?!...

13 comentários:

Anónimo disse...

Também eu que não sou daí fico indignado com esse edil e a sua perspectiva de governação. Defesa e conservação do património, sim. Palhaçada, não...

Kiss e Boa Semana

Jorge Casal disse...

Vou repetir o que deixei no Ecos e Comentários:

O Presidente da Câmara de Alcobaça bate o record de insanidade política. Entrar nesse jogo de otários sobre as Maravilhas - como os concursos que vemos nas TVs a partir de telefonemas - já não representa muita saúde mental. Entrar uma Câmara com essa quantia para promover o concurso é uma irresponsabilidade política. Vejam como o Egipto recusou candidatar as suas Pirâmides Às Sete Maravilhas (do mundo). Assim devia fazer o Senhor Presidente em vez de brincar aos parvalhões e aos turistas do garrafão - para honrar o Mosteiro e a sua História.

Cumprimentos
Jorge Casal

ANTONIO DELGADO disse...

Sinceramente não entendo o que se passa nessa terra...será que o Sol no deserto de Alcobaça, provoca insolações que perturbam o raciocinio mais elementar e o natural sentido comum ? Não havera mesmo ninguém que conteste essas estulticias? Nem mesmo as pessoas que são atingidas pelas carencias que apontas e se conhecem? As "oposições" que andam a fazer? andam caladinhas à espera da tachola na terra ou fora dela... Será? Andarão coluiadas com o Sapinho? E que proposito tem a actual vereadora do PS pedir mais investimento para semelhante idiotice... Uns (oposição)a pedirem investimento em concursos palermas e outros a apoiarem o Sapinho em requalificações escandalosas e campos de golfo de duvidosas precedencias ou irem trabalhar em politica para terras concorrentes ...que venha o diabo e escolha! Será mesmo como o A. João Soares disse no Ecos e Comentarios "...A POLITICA ESTÁ A A SER UMA ALTERNATIVA AOS MANICÓMIOS?".

bisou
António

Lúcia Duarte disse...

A minha posição, neste assunto é um bocado ingrata.
tenho defendido o mosteiro como maravilha, não só porque, de facto é uma maravilha mas, porque acho que a divulgação ajuda a trazer turistas e, consequentemente a dinamizar a economia do concelho.
por outro lado, quero realçar o belissimo trabalho do director do mosteiro na sua promoção e divulgação.
agora quanto aos valores gastos na campanha e o modo como o foram, só agora me posso pronunciar.
tive o cuidado de pedir confirmação à câmara municipal sobre os valores adiantados pelo publico. confirmaram!
então, agora sim, vou comentar - e apenas na qualidade de cidadã de Alcobaça.
moro na Lameira, a poucos metros de chiqueda.
entre a associação recreativa da lameira e o inicio do campo de futebol de chiqueda (nem sei se aquilo é um campo de futebol, ainda!) existem 6 casas sem saneamento básico.
quando perguntámos o porque da discriminação em relação aos outros habitantes, quer de chiqueda, quer da lameira, foi-nos dito que não estava no plano inicial.
o plano inicial contemplou o aldeamento da bela vista que tem cerca de 5 ou 6 anos.
as casas que não foram contempladas estão cá entre 15 e 10 anos.
aqui, não houve, é certo, nenhum apoiante deste elenco camarário e talvez por isso se tenham esquecido de nós. no entanto, temos de pagar impostos sobre os imóveis, por isso sabem que cá estamos!
por isso, deixo aqui um apelo ao luis de matos - por favor, faça, urgentemente 3 magias:
- faça aparecer saneamento básico nas zonas do concelho onde não existem
- faça aparecer uma rampa de acesso para deficientes ao mosteiro
- e muito, muito por favor, leve o presidente da câmara para consultor sentimental a dar consultas junto aos tumulos de pedro e inês (porque da história do mosteiro ele apenas sabe esta pequenina parte - vão lá perguntal o que é uma nave, quais os reis que estão representados na sala dos reis, onde era a olaria dos monges, quais os simbolos dos coutos de alcobaça, etc...).

Valha-nos a imagem, valha-nos a inércia das instituições que deveriam auditorar as câmaras e juntas de freguesia.

tenho muito mais para dizer sobre isto mas vou fazê-lo, em breve,no comentar a nossa terra (mesmo correndo todos os riscos da falta de democracia desta terra e de todas as represálias que se façam sentir a partir daí)

Alzira Henriques disse...

Olá Ludovicus,

Salvo melhor opinião, parece-me que qualquer pessoa de bom - senso, conhecendo a realidade de Alcobaça, tem mesmo é que ficar indignada...

Beijo

Alzira Henriques disse...

Viva Jorge,

Como tu, também eu penso que do que se trata mesmo é de entrar num jogo de otários sobre as Maravilhas. Quem sairá a ganhar serão as companhias telefónicas, pelo menos....
Por outro lado, é deveras lamentável ver pessoas que foram eleitas pelo povo, para proverem ao seu bem-estar e desenvolvimento do concelho, a desbaratarem dinheiro precioso e carente em muitas áreas fundamentais do concelho e outras, (vereadores/as)a reclamarem ainda maior investimento, como se a´vergonha não fosse já grande demais...
Rssas pessoas é que deviam ser obrigadas a viver sem saneamento, sem água canalizada, a não conseguirem deslocar-se porque as barreiras arquitectónicas as impediam etc... Talvez assim aprendessem a pensar naqueles que sofrem...

Alzira Henriques disse...

Olá António,

É verdade. Parece que o deserto de Alcobaça se estendeu muito mais longe do que a zona envolvente do mosteiro... Lamentavelmente.

Alzira Henriques disse...

Viva Lúcia,

A sua posição não é nada ingrata.
Tal como a Lúcia também eu e, penso que todos os alcobacenses, gostamos do nosso Mosteiro.
Essa parece-me ser uma realidade indiscutível.
Nesse ponto tiro o chapéu ao Rui Rasquilho que temn desenvolvido acções verdadeiramente significativas para a real promoção do mosteiro, quer se concorde ou não com as mesmas. Os resultados têm sido concretizados numa maior aproximação dos munícipes ao mosteiro.
Outra coisa, bem diferente, são as prioridades políticas que cada um defende... e a forma como elas se desenvolvem.
Promover o mosteiro de Alcobaça parece-me bem, desde que a CMA tivesse um plano sadio e consistente para o desenvolvimento do turismo no concelho, o que, até agora, não vimos. Já lá vão dois mandatos autárquicos e... Nem o desenvolvimento das condições de vida dos residentes sofreu grande alteração positiva.
Por outro lado, penso que pretender promover o mosteiro de alcobaça através de um mago é querer "meter Lisboa pelos olhos dentro" do povo. Entende o meu ponto de vista?
Como a Lúcia diz, e bem, no pequeno espaço de território em que vive, existem seis habitações sem saneamento básico. Agora multiplique isso por todo o concelho.
Será porque os moradores não querem ou não precisam?!... Será porque não podem pagar a exorbitância que a CMA lhes cobra pela instalação?!...
Será porque não têm mesmo dinheiro para tais "luxos" ou "modernices"?!... Sim, porque, parece que essas coisas constituem bens dispensáveis em contraste com a magia....

António Inglês disse...

Amiga Alzira

Este Concelho é deveras particular.
O dinheiro por aqui tira-se de onde faz falta e gasta-se onde faz vista.
Pode ser que o Luis de Matos nos faça desaparecer os nossos executivos camarários...
Um beijinho
José Gonçalves

Lúcia Duarte disse...

isso é que era bem pensado, caro josé gonçalves.
quando esteve qaui o road show das 7 maravilhas e vi os vips da câmara a subirem no balão, fiquei radiante e só me vinha à ideia aquela canção que ouvia em pequenina:"sobe,sobe, balão sobe"
mas ele não subiu muito e, ao descer, trouxe de volta estes incompetentes.
agora, a esperança é o luis de matos.
qualquer dia temos de fazer uma promessa a fátima.
o que vale é que ele nem precisa de inimigos, enterra-se sózinho!

António Inglês disse...

Amiga Lucia

Não se esqueça que os sapos, tal como as rãs, enchem muito o peito, só que um dia rebentam...
Vamos ter fé porque o Luis de Matos já fez desaparecer um elefante e à frente de muita gente... pode ser que...
Tenho pena de não poder estar na inauguração da Mostra de Cerâmica Contemporânea em São Martinho, quanto mais não fosse para a ficar a conhecer pessoalmente, mas não irão faltar oportunidades.
Aquela ideia que nos lançou para um atelier de artes em São Martinho não foi deitada em saco roto, estamos a contar com a sua ajuda.

Um abraço
José Gonçalves

Lúcia Duarte disse...

olá josé.
vão haver muitas oportunidades para nos conhecermos.
fui ver a mostra e vi colegas com trabalhos muito bonitos, em especial os que utilizaram a técnica do rakú.
vou publicar as fotos no meu blog.
não pude deixar de notar a falta de artesãos da minha zona e fiquei desiludida por não terem convidado a participar uma das artesãs de Caldas, a Bolota.
estava um céu com falta de algumas estrelas...
quanto ao atelier, quando quiserem falar nisso, estou aqui, disponham!

António Inglês disse...

Olá Lucia

Como digo em outro comentário, a minha cultura ceramista não é muito desenvolvida, daí ter gostado igualmente de uma ou outra peça da exposição.
Quanto à falta de expositores do nosso Concelho e da nossa Região, começa a ser um hábito por cá e não só na cerâmica... são convidados os amigos... os amigos dos amigos e por aí fora...
Não se esqueça que muitos dos artistas cá da zona incomodam que se farta.
Não quero com isto dizer que esta seja uma dessas situações e que aqueles que lá têm os seus trabalhos expostos não tenham valor, nada disso, eu é que já não estranho a não inclusão de alguns dos "nossos" artistas.
Porque será?
Como diz, teremos muitas oportunidades de nos conhecermos seguramente, e quanto ao atelier em breve voltaremos ao assunto, obrigado desde já pela sua disponibilidade.
Um abraço
José Gonçalves