sábado, 21 de abril de 2007

Faltam 77 dias para terminar a eleição ...


O Mosteiro de Alcobaça é um dos 21 finalistas no concurso das 7 maravilhas de Portugal.

Recentemente foi divulgada a lista do top 10 desta votação, onde não constava o Mosteiro de Alcobaça.

Mas ainda temos algum tempo, para inverter esta situação.

Penso que era, sem sombra de dúvidas, uma excelente mais valia para Alcobaça, e para o seu concelho, a eleição do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como uma das 7 maravilhas de Portugal.

Formas de votar:
. pelo endereço da Internet - http://www.7maravilhas.pt/
- através do telefone 760 100 077 marcando, de seguida, 12,
- através de SMS para o número 3077 escrevendo a mensagem Portugal 12.

Cada português não dispõe apenas de uma hipótese de voto, pelo que poderá votar mais do que uma vez no mesmo monumento.

Nesta óptica de elegermos, primeiro, as novas 7 maravilhas do mundo, e depois, as 7 maravilhas de Portugal, penso que ao nível do concelho se deveria fazer idêntico concurso …

Porque não criarmos um concurso a nível concelhio, e elegermos as 7 maravilhas do nosso concelho?

Em que cada freguesia sugeria, por exemplo, e inicialmente 3 locais pré candidatos …

23 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ernesto


Acho esta eleição das sete maravilhas completamente disparatada e destituída de sentido. Como se poderá afirmar que o Mosteiro de Alcobaça é melhor ou mais bonito que o da Batalha ou vice-versa. Eles são dois monumentos completamente diferentes, não sendo por isso comparáveis.
Serei eu forçado a dizer que o Mosteiro de Alcobaça é melhor, mais bonito ou mais importante que o da Batalha, com o Castelo da Almourol, ou outro qualquer dos monumentos desta listagem, só porque sou de Alcobaça. Não creio que isso possa ser um critério de avaliação válido, muito menos justo. Também sei que reza o velho provérbio popular que quem feio ama bonito lhe parece, mas acho que estes critérios são demasiado subjectivos para avaliar realidades diferentes, mas iguais em valor.
Não se pode comparar o que não é comparável.
Discordo pois desta eleição.
É uma “mania” que temos de rotular as coisas, e de forma subjectiva e até injusta projectamos umas como melhores e outras como menos boas, que passam a ser relegadas para um plano não secundário mas de esquecimento.
Qual será a percentagem de alcobacenses que nos últimos cinco anos não entraram no Mosteiro de Alcobaça? Muito elevada seguramente (até porque as entradas são caras) e como poderão as pessoas votar numa coisa que mal conhecem?
E se estes argumentos não fossem suficientes, que dizer da tamanha fraude que é eu poder votar as vezes que quiser por telefone, e se não ficar satisfeito vou votar mais umas quantas vezes por sms, e depois insatisfeito ainda posso duplicar a dose e repetir a votação pela Internet as vezes que me apetecer. Isto desvirtua toda a verdade, e faz desta pseudo-eleição uma monstruosa fraude.
Isto é se a Câmara de um qualquer dos monumentos envolvidos, se lembrar de aproveitar esta falaciosa arma de promoção e marketing e se disponibilizar a suportar uma boa factura telefónica, basta-lhe que ponha um só funcionário durante oito horas por dia a repetir chamadas para votar e ganhará seguramente esta eleição, concurso ou lá o que lhe quiserem chamar.
Depois resta saber que consequências podem resultados desse investimento. Será que Alcobaça vai ser mais visitada por causa de estar entre as sete duvidosas maravilhas?
Isto é, conseguiremos com isto captar novos fluxos de forasteiros nacionais ou estrangeiros? Tenho as maiores dúvidas.
Respeito em absoluto quem se envolve neste processo, mas discordo profundamente e acho inqualificável a metodologia de votação. Parece-me que em maré de votações poderemos ter algo semelhante aquela patranha dos melhores portugueses.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Joaquim,

Eu acredito que a presença no lote das 7 maravilhas nacionais, proporcionaria um incremento na procura turística pelo nosso concelho.

E daí, pensar que nesta recta final, deveríamos todos unir esforços para a concretização desse objectivo.

Quanto ao sistema de votação, estou inteiramente de acordo consigo.
Inicialmente até pensava que apenas se poderia votar uma vez, pois o sistema bloquearia uma segunda tentativa, se fosse efectuada do mesmo modo.
Mas parece que não, e sendo assim a votação poderá sair desvirtuada.

Um abraço.

ANTONIO DELGADO disse...

Subscrevo as ideias do Joaquim. Essa de Alcobaça ganhar turismo por votações é o máximo. Era o slogan que Alcobaça precisava! Se não fossem estes concursos já repararam que as pessoas não andavam entretidas e depois que faziam? iam chatear os governantes exigindo-lhes melhores condições de vida porque o dinheiro não chega até ao fim do mês? Que não tem dinheiro para viver dignamente? que os políticos não declaram impostos anos a fio e não passa nada? Que alguns políticos usam o poder em seu beneficio próprio e nada se passa? Alguns são processados por ilícitos masnunca condenados ! Que quando qualquer cidadão está doente tem de se deslocar a hospitais longe das suas casas? Que a educação é péssima e dá-se facilidades a tudo em nome de elevar a instrução... parece até se podem comprar diplomas sem frequentar aulas! Que as nossas estradas estão sempre em obras mesmo as autoestradas e o cidadão paga por um serviço que não corresponde? Tudo é caríssimo neste país e as pessoas ficam contentes ...and so one, anda so one ? Este concursos para entreter massas são bons batentes para a insatisfação geral e tem até fins sociais de carácter terapêutico distraem do essencial e neste jardim à beira mar plantado AMAR A SUA TERRA E O SEU PAÍS é andar entretido com a virtualidade.

Anónimo disse...

Uma das maravilhas de alcobaça é a nossa gastronomia. E, já agora deixo aqui a informação a todos os interessados o Rancho Folclorico Papoilas do Campo da Cela Velha, vai assinalar o 25 de Abril, com um almoço tradicional, que terá lugar nas suas instalações. Fica o desafio para os que queriam participar nestas comemorações e no almoço convivio que se segue e que costuma ser muito interessante. Inscrevam-se.

António Inglês disse...

Meus caros
Boa a noite a todos
Mais que o voto no Mosteiro de Alcobaça, parece-me que se tratará mais de sensibilizar Alcobaça por Alcobaça.
Em relação a votos, desde que percebi que qualquer Câmara poderá investir em chamadas telefónicas para uma votação massiva, deixei de acreditar nesta eleição? nomeação?
Depois, acho que nós temos muito mais que sete maravilhas espalhadas pelo País. Só quem não o conhece bem não acreditará no que afirmo.
Seja como fôr tambem me parece que temos de deixar de nos armar-mos em coitadinhos ou pior, em desalinhados e deixar que as coisas aconteçam sempre à margem da nossa Região.
Mas tambem não acredito que tenhamos mais turistas só porque o mosteiro fica nas sete maravilhas de Portugal.
E Alcobaça não é só Mosteiro, embora tenha passado a vida à sua volta.
Um abraço para vocês
José Gonçalves

Anónimo disse...

Meus amigos,
Todos os monumentos são um composto de obra arquitectónica, história de um deteminado tempo e lugar, mística de uma qualquer causa etc.
Por isso, concordo inteiramente com a opinião manifestada pelo Joaquim Marques, desligada do afecto que, naturalmente, sente por Alcobaça. A isenção é isso mesmo.
Mas, outra questão me saltou à vista e, na minha modesta opinião, grave:
Como todos vocês dizem e, para ser franca, eu fiquei agora a saber, pode-se votar indefinidamente num qualquer monumento candidato às Sete Maravilhas de Portugal. Isto parece-me, no mínimo,surrealista...
Significa, de facto, que esta votação é uma pura fraude e, em nada representa o sentir do povo que foi convidado a votar.
É caso para perguntar? Qual o bem ou o interesse que está por detrás desta iniciativa? Será que, mais uma vez, são as audiências "o bem supremo" que se pretende defender? Será mais um espectáculo estéril e mentiroso?!
Desculpem.me todos quantos apelam ao voto mas, eu não gosto de participar em fraudes e, ao que parece, esta é MONUMENTAL....
Com votos ou sem votos, Alcobaça estará sempre no meu coração e aos responsáveis políticos exige-se que desenvolvam e apliquem medidas adequadas de desenvolvimento do município e promoção do turismo e da capacidade e qualidade turística da cidade/região.

Lúcia Duarte disse...

peço desculpa por, mais uma vez, ser do contra mas há que repôr a verdade e tentar informar o pessoal, em geral, que essa história de se poder votar mais do que uma vez, não é bem assim.
na quinta-feira passada houve uma entrevista na rádio cister onde os convidados explicaram exactamente como se processavam as coisas.
podemos, de facto, ligar um sem número de vezes mas, o número fica registado e só conta 1 voto.
a fraude é o facto de pagarmos todas as chamadas a 60 centimos e não sermos avisados de que só conta a primeira votação.
depois, podemos votar por sms mas também terá de ser de telemóveis diferentes senão só conta 1 e, por fim, através da internet, só se pode votar uma vez por cada email.
se isto é uma mama para as empresas intervenientes - é, decerto!
agora, também há que ver em que é que esta eleição pode beneficiar alcobaça (ou qualquer outra cidade com um monumento entre os 21 mais).
nós temos potencialidades para atrair turistas?
temos!
eles conhecem alcobaça?
Pouco!
Alcobaça tem sido quase um feudo onde apenas 5 familias conduziam os destinos da terra. eram senhores das fábricas, do comércio, etc. deles dependiam as outras familias menos abastadas.
por estar tão fechada, esta terra, nunca se serviu das praias, do verde da serra, do artesanato e, até da sua história para desenvolver e fomentar o turismo.
os autarcas têm sido muito criticados por isso - e bem!
o que não entendo é porque razão as pessoas continuam a prender as pessoas por terem cão, ou não terem cão.
fazer oposição só por fazer, não é boa boa forma de estar na vida, desculpem o desabafo, mas é assim mesmo que penso.
o que eu acho é que esta oportunidade de divulgar, agora o mosteiro e, mais tarde, outros monumentos belissimos que por cá temos, não foi bem aproveitada.
mas isso é porque os nossos autarcas têm falta de visão no presente e que nos pode limitar o desenvolvimento futuro.
mas sinceramente, não sendo politicamente correcta, eu já esperava esta apatia por parte da autarquia.
a direcção do mosteiro tem feito o que pode para o promover e divulgar, nós os bloggers também. e, no fundo, somos nós que precisamos do turismo para sobreviver.
as autarquias não recebem votos dos turistas por isso tanto se lhes dá, não é?
ps: para quem não ouviu a entrevista na rádio, poderá fazê-lo no domingo às 10 da manhã.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo António,

Verifico que não é do seu agrado este concurso, mas permita-me discordar consigo quando refere que Alcobaça não ganhará turistas com a sua possível inclusão nas 7 maravilhas nacionais.
Eu tenho outra opinião.
Penso que não só Alcobaça, como o resto do concelho ganhariam com isso.
E por isso, todos deveríamos contribuir com o nosso voto para esse fim.

Não podemos é de facto, e tapados com a capa de um concurso, esquecermo-nos de outros aspectos essenciais para o desenvolvimento e qualidade de vida do nosso concelho, como por exemplo a necessidade primordial por melhores cuidados de saúde, pela luta de um novo hospital …

Quanto a irregularidades dos políticos, sei que acompanha de perto o que se passa pela minha freguesia, e que tenho centrado o meu mandato no combate a essas situações.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Joaquim,

Concordo consigo sobre a nossa gastronomia.
Mas penso que também nessa área se poderá fazer um trabalho melhor na sua divulgação.
Quanto ao almoço na Cela, comemorativo do 25 de Abril, penso que não estarei no concelho nesse dia, mas se estiver terei todo o gosto em juntar-me a vós.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Pelas suas palavras depreendo, que o meu “desafio” de se criar um roteiro das maravilhas do nosso concelho seria uma boa ideia, não?

De facto, o mosteiro não é a única maravilha do concelho … permita-me que lhe acrescente, por exemplo, a baía de São Martinho do Porto, que naturalmente, se formou em forma de concha.

Mas não chega a nomeação de a ou de b como maravilha para dinamizar-mos o nosso turismo …
Faltam infra-estruturas de qualidade …
Temos que trabalhar nesse sentido.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Alzira,

A ser verdade, que uma pessoa, poderá votar mais do que uma vez, as regras do jogo ,estão desde logo viciadas.

Eu por exemplo, votei via endereço electrónico, e o sistema bloqueou automaticamente uma nova possibilidade de votar.
O que acho correcto, e pensei que fosse assim nos outros sistemas de votação.

Ao ler a imprensa, verifiquei informações dizendo o contrário, que se poderia votar mais do que uma vez.

Obviamente, que com concurso ou sem ele, cabe aos nossos responsáveis políticos, e nesta área, uma melhor promoção turística, bem como atrair potenciais investidores para um turismo de qualidade para o nosso concelho.

Ernesto Feliciano disse...

Cara Lúcia,

Em primeiro lugar, deixe-me dizer que não tem nada de pedir desculpa.

Agradeço a sua participação neste tema, e a sua elucidação do sistema de votação.

Eu inicialmente também pensei que assim fosse, mas quando surgiram os resultados do top 10, surgiram varias noticias na imprensa local, dizendo que se poderia votar mais do que uma vez.
Estranhei, mas como vi tais notícias em diferentes órgãos de informação, bem como me disseram o mesmo em várias conversas, tive como verdadeira essa questão.

Verifico também que partilha da minha opinião, em divulgar e promover a votação no mosteiro de Alcobaça, como também na questão que se poderá fazer muito mais pelo nosso turismo.

Também acho que a autarquia poderia ter feito muito mais para promover esta iniciativa de votação no mosteiro, pois assim promoveria o turismo concelhio.

Ps: Não tive oportunidade de ouvir a entrevista, nem a sua repetição, pelo que lhe questiono quem eram os intervenientes.
Obrigado, e volte sempre.

Anónimo disse...

Caros Amigos


Sobre o sistema de votação, tenho ouvido várias entrevistas, onde ficam referências nas entrelinhas às falhas no sistema de votação. Ouvi uma entrevista do representante da empresa que em Portugal assegura o concurso e ele foi claro em afirmar, que o sistema não bloqueia em casa de uma pessoa votar mais de uma vez pelo mesmo sistema. Ouvi também uma entrevista do Dr Rui Rasquilho, que manifestava a sua surpresa quando se apercebeu que isso era assim e chegou, irónicamente a sugerir que a Câmara poderia pagar a uma senhora para estar um dia inteiro a votar, fazendo desta forma o investimento promocional necessário ao bom resultado deste concurso.
Informem-se bem, se o sistema de votação é ou não fraudulento.

PS: Já agora aquele cartaz de alcobaça a apelar ao voto, parece que a areia do areal em frente ao mosteiro se levantou e está a envolver o coitado do mosteiro num redemoinho.

Ernesto Feliciano disse...

Portugueses podem votar quantas vezes quiserem

A Organização Concurso Sete Maravilhas garante que não há, neste momento, qualquer um dos 21 Monumentos a concurso classificado em qualquer lugar. Sérgio Vieira garantiu à Rádio Cister que, até ao momento, só foram divulgados os dez mais votados e que foram apresentados publicamente por ordem alfabética para evitar erros de leitura.

Confirma-se, contudo, que Alcobaça não consta dos 10 monumentos nacionais mais votados neste Concurso das Sete Maravilhas, mas a Organização garante que nenhum dos monumentos a votos (21 no total) tem um número final apurado de votações, estando esse trabalho de auditoria a cargo de uma empresa norte-americana.

Sérgio Veira, da Realizar, que faz parte do Consórcio deste Concurso das Sete Maravilhas, assegura, ainda, que os portugueses podem votar quantas vezes quiserem uma vez que o voto será sempre válido.

A honestidade desta escolha tem sido colocada em causa por vários alcobacenses, mas Miguel Sousinha, Presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima, assegura que se trata de um Concurso fidedigno e que, por isso, a Comissão Executiva, em nome dos oito concelhos que promove, se envolveu nesta iniciativa que pretende promover o património nacional e a sua salvaguarda. Miguel Sousinha lembra ainda que se trata de um Concurso sem fins lucrativos já que parte das verbas arrecadadas pela participação dos portugueses será entregue ao IPPAR para ser aplicado na conservação/recuperação de património histórico.

Apesar desta garantia, Rui Rasquilho, Director do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que tem apelado à maior mobilização dos alcobacenses na votação pelo seu património histórico-cultural, admite que foi surpreendido quando descobriu que podia votar várias vezes nos mesmos monumentos.

Alcobaça não faz parte das 10 primeiras escolhas dos portugueses mas ainda faltam três meses para o Concurso terminar. Por isso, Jorge Vasco, da Associação dos Amigos do Mosteiro, reforça o apelo à mobilização e ao voto, aproveitando para criticar a Organização que, apesar de ter estado três dias em Alcobaça, não foi suficientemente apelativa.

A Organização Concurso Sete Maravilhas garantiu à Rádio Cister que não há números nem lugares atribuídos aos Monumentos Nacionais a votação, e que esses valores só são acessíveis a uma organização nos Estados Unidos. Sérgio Vieira adiantou ainda à Rádio Cister que a Organização não é responsável, nem sabe de onde vieram os números, pelas classificações que vieram a público dos lugares em que estarão, neste momento, os 21 Monumentos a concurso.

In www.cister.fm

Ernesto Feliciano disse...

Rogério Raimundo exige investimento de Alcobaça no Concurso

A CDU exige investimento de Alcobaça no Concurso para a eleição das Sete Maravilhas do Património Português.

Rogério Raimundo considera que a verdade da eleição está desvirtuada pela possibilidade de ser votar várias vezes no mesmo monumento, mas perante esta realidade, diz a CDU, Alcobaça tem de investir para ter o Mosteiro entre os sete primeiros.

A CDU fala em “aspecto negativo” a possibilidade dos finalistas seram o resultado dos que mais investirem ou que tiverem essa possibilidade.

In www.cister.fm
23/04/2007

A. João Soares disse...

Parabéns.
Visite o DO Miradouro e receba o seu prémio

Thinking Blogger Award

Recebi do blog O Anarquista o prémio Thinking Blogger Award, um selo que promove a divulgação de memes (genes culturais de Richard Dawkins) e que implica a eleição de cinco blogues considerando que estes nos fazem pensar. Desde já agradeço ao amigo Savonarola a distinção de me incluir nesta lista muito honrosa. É meu dever indicar e promover blogs que duma forma ou de outra me fazem reflectir.

- Alcobaça. Gentes e Frentes – Um alfobre de ideias que transcendem o interese regional e estimulam a reflexão sobre temas pouco vulgares.

- Aqui d'Algodres – Pela defesa interessada da sua região, sem esquecer o País total.

- Fio do Prumo - Esclarecimentos de assuntos que passam um pouco ao lado das preocupações gerais e sem cair no excesso de corporativismo.

- Montado Altaneiro – Um estilo de escrita que nos estimula a aperfeiçoar o Português literário, com forte vertente patriótica.

- Uivomania – Um brito de alerta para acordar os distraídos e olharem os problemas regionais que não devem ser menosprezados.

O «Do Miradouro» agradece esta distinção ao caro amigo Anarquista, Savonarola, e, àqueles que com as suas visitas e os comentários que deixaram foram os principais obreiros desta posição alcançada pelo estímulo e inspiração para os trabalhos aqui expostos. Um blogue é obra de todos vós e só não vos envio um pedaço deste selo, porque não sei como fazê-lo.

Muito obrigado e espero que continuem a ajudar-me para vos dar mais prazer com o que aqui vier a ser publicado.

Parabéns e um abraço
A. João Soares

Ernesto Feliciano disse...

Caro A. João Soares,

Obrigado pelas suas palavras e pela sua distinção.

É um estimulo para tranalharmos ainda melhor.

Um abraço.

Jorge Casal disse...

Este concurso para eleger 7 maravilhas de Portugal por telefonemas anónimos sempre me pareceu uma grande aldrabice. Mas Joaquim Marques, António Delgado e Alzira (para falar só dos primeiros depoimentos) já disseram tudo quanto eu gostava de dizer.

De facto quando oiço apelar à «mobilização» dos conterrâneos para eleger o «monumento da nossa terra» em prejuízo de outros confirma-se a fraude. É muito claro: basta mobilizar uma grande maralha para votar (muitas vezes, segundo parece - mesmo que fosse uma vez só) e lá temos uma «maravilha» eleita. Como Salazar foi eleito, ele que mandava enjaular quem pedisse eleições… Este concurso estúpido que elegeu Salazar devia servir de exemplo para os que dão valor à eleição das «7 maravilhas» (porquê 7 e não 777?).

Sejamos sérios: o património não deve ser avaliado por telefonemas anónimos, muito menos pela massa bruta dos telemóveis. Gosta ou não gosta e fique por aí. O valor do património não depende dessa massa bruta de telefonemas encomendados.

A votação vai influenciar o turismo? Falsa questão. O turismo não se promove com essas votações sobre as «melhores maravilhas». Descubram maneiras de promover os monumentos (e o concelho de Alcobaça, se quiserem) mas com critérios sérios sem recorrer a estes jogos. Os funcionários dos serviços e os técnicos são pagos para fazer essa promoção. Se não sabem, procurem outro trabalho.

Lúcia Duarte disse...

boas, caro ernesto
os intervenientes na reunião eram: rui rasquilho, josé eduardo oliveira, sousinha, jorge vasco e o sapinho. eu tenho a gravação da entrevista no computador. se quiser enviar-me o seu contacto para o meu email terei muito prazer em lha enviar 8luciaduarte_aljub@hotmail.com)

Ernesto Feliciano disse...

Caro Jorge,

Quanto à questão do sistema de votação, não limitando um voto a uma pessoa (email, ou nº de telemóvel ou de telefone), penso que estamos todos de acordo.

No entanto, e quanto à mais valia para o concelho da inserção do mosteiro no lote das maravilhas de Portugal, penso que seria positivo para o turismo local.

Agora, não é só esse facto, por si, que conseguiria revitalizar o nosso turismo. Falta-lhe as infra estruturas necessárias para que isso aconteça.

E por isso acredito que esta inclusão seria um empurrão para que finalmente se apostasse a sério nessa área no concelho de Alcobaça.

Urge turismo de qualidade no concelho, e urge uma revitalização do nosso mosteiro.

Ernesto Feliciano disse...

Estes são, por ordem alfabética, os 10 monumentos mais votados até agora
para as 7 Maravilhas de Portugal, via internet:

- Castelo de Almourol
- Castelo de Guimarães
- Castelo de Óbidos
- Convento de Cristo Tomar
- Convento e Basílica de Mafra
- Mosteiro da Batalha
- Mosteiro dos Jerónimos
- Palácio Nacional da Pena
- Templo Romano de Évora
- Torre de Belém

Ernesto Feliciano disse...

E o mosteiro de Alcobaça, segundo informações que recolhi, encontra-se em 16º lugar.

Ernesto Feliciano disse...

Cara Lúcia,
Obrigado pelo seu esclarecimento, e pela sua disponibilidade.
Já tive oportunidade de ouvir o programa, pois está disponível no site da rádio cister.
Apesar de algumas reticências dos intervenientes, parece que de facto, cada pessoa, através do mesmo meio, só pode pode votar uma única vez.
Se votar mais do que uma vez, apenas conta a 1ª vez.
Espero que seja isso que aconteça.
Aproveito também para lhe enviar o meu email: ernesto.feliciano@netvisao.pt