quarta-feira, 15 de agosto de 2007

LIÇÕES DA SOCIEDADE DE CONSUMO





"O suplicio de Tântalo atormenta os pobres. Condenados à sede e à fome, estão também condenados a contemplar os manjares que a publicidade oferece.



Quando aproximam a boca, ou estendem a mão essas maravilhas afastam-se. E se algo agarram, lançando-se ao assalto, vão parar à prisão ou ao cemitério. Manjares de plástico, sonhos de plástico.
É o plástico o paraíso que a televisão promete a todos e a poucos outorga. Ao seu serviços estamos.



Nesta civilização, donde as coisas importam cada vez mais e as pessoas cada vez menos, os fins foram sequestrados pelos meios: as coisas compram-te, o automóvel maneja-te, o computador programa-te, a TV Te Vê ".


desenho de elroto

5 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Excelentes desenhos do el Roto! Conheci-o há cerca de um mês!

Pois é verdade o que o texto diz, sim! O plástico vai chegando amuitos, mas é só pelas pantalhas!

E depois, guerra e fome é que vendem armas...agora é também o Sarkozy, esse novo clown da política internacional. E qualquer dia a nossa fábrica de Braço de Prata entra em laboração contínua...limpinho!

Um abraço

C Valente disse...

desenhos muito ilucidativos
Nesta civiliza�o, donde as coisas importam cada vez mais e as pessoas cada vez menos,
grandes verdades
sauda�es amigas

Lúcia Duarte disse...

há alguma dúvida de que vivemos num mundo de faz de conta?
os que zelam pela paz comercializam armas; os que falam em igualdade de direitos fazem leis a desfavorecer os que já pouco têm....
e as vozes que se levantam contra tanta mentira são calados pelos tambores dos que vivem de teatro.

Anónimo disse...

Nunca é demais alerta como este, posto estar o ser humano diante de uma realidade simplesmente predadora.
Cadinho RoCo

Bichodeconta disse...

E sózinha sinto-me impotente e a trasteza apodera-se de mim..Para onde caminhamos? Falta respeito pelo ser humano... Não, não são só os ricos de dinheiro que espezinham os mais fracos, basta qualquer titulo de chefe para que nos caiam em cima como cães esfaimados, pior é que pensam que serão mais bem tratados, mas na hora da verdade, levam um pontapé no traseiro como recompensa pelos bons serviços prestados... Isto dá credibilidade ao provérbia... Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu... Desculpe o desabafo, mas este tormento existe, só que as pessoas tem medo de denunciar estas situações e sugeitam-se a trabalhos percários e sem condições humanas... Um abraço, ell